Integrações Possíveis com Painéis de Intrusão

Um sistema de alarme de intrusão nada mais é que o coletivo de equipamentos e dispositivos periféricos de segurança, que estão prontos e comissionados para identificar possíveis acessos não permitidos em ambientes ou perímetros, relatando em forma de alarmes instantaneamente. O sistema é composto por central, sensores e periféricos.

O principal objetivo de um sistema de alarme de intrusão basicamente é reportar à central de monitoramento sobre um evento de intrusão de ambiente ou perímetro monitorado, remotamente ou in loco.

Quando gerado o alarme, o operador ou empresa de monitoramento faz necessário confirmar se é verídico evento e inicia as tratativas e procedimentos padrões em caso de intrusão, que podem variar de acordo com o porte do local, sendo residencial ou comercial.

Hoje as Centrais/Painéis de alarmes não são apenas equipamentos nos quais só podem ser ligados sensores cabeados, e fazerem simplesmente uma proteção perimetral ou do interior de alguma casa ou comércio. A realização de projetos complexos é possível em diversos verticais, como por exemplo:

– Aeroportos;

– Agronegócios;

– Bancos;

– Building;

– Centros logísticos;

– Datacenters;

– Educação;

– Energia e Gás;

– Governo;

– Industria;

– Saúde;

– Shoppings;

– Rodovias.

Atualmente temos vários modelos de centrais de alarmes, como por exemplo: centrais que podem integrar sensores para áreas internas e externas, teclados e sirenes, com ou sem fio, e podem ir de 8 até 599 zonas, utilizando placas expansoras.

Para realizar o monitoramento desses equipamentos, seja por APP de celular o tablet, ou para empresas terceiras de monitoramento, a central pode se comunicar via GPRS/3G, linha telefônica ou ETHERNET.

Há uma série de benefícios quando o assunto é integração de sistemas através das centrais de intrusão. Os painéis de alarmes como os da Bosch e DSC, permitem integrações com diversos outros sistemas.

É possível incorporar outros sistemas como por exemplo:

– Sistemas de CFTV, onde é possível integrar os analíticos e alarmes das câmeras em uma zona da Central/Painel de alarme, cruzar informações de um disparo de um sensor perimetral com uma câmera, fazendo com que a câmera mande um pop-up da imagem do local de disparos;

Para gerenciar a parte de alarmes da câmera, não é necessário nenhum hardware, licença, placa ou servidor adicional. A gravação das imagens é possível via cartão de memória da própria câmera ou servidor.

– Sistema de Controle de Acesso, que permite fazer controle de acessos de portas com leitores de mercado (simples cartão, proximidade, biométricos, facial, íris, senha, entre outros; tudo via Wiegand), basta apenas colocar um módulo expansor para isso. Como por exemplo, uma farmácia com este painel de intrusão, pode controlar a entrada e saída do estoque de medicamentos.

– Automação, com as Centrais/Painéis, já é possível criar funções customizadas, para que possa ser feito automações, como por exemplo, ao acessar um local via controle de acesso, ou apenas por senha do teclado, é possível ligar a iluminação/ar-condicionado de um determinado ambiente, assim com outras funções que podem ser customizadas dependendo da necessidade do cliente/usuário final. Pela programação do painel é possível executar funções como ligar o ar-condicionado, acender uma luz, subir uma cortina, subir ou descer portas de ferras/aço de enrolar que protegem o estabelecimento, gerar uma névoa de neblina, etc. As mesmas podem ocorrer de forma automática programada por tempo ou utilizando o botão sem fio.

– Acesso via APP, hoje já conseguimos ter em nossas mãos acesso e informações das Centrais/Painéis, utilizando celulares e tablets, sendo possível fazer ARM, DESARM, criar ou remover usuários, anular zonas, verificar um alarme em tempo real, abrir uma porta ou dar acesso a um determinado ambiente para uma pessoa que esteja no local;

– Incêndio, com as Centrais/Painéis, já é possível fazer sistemas completos, com detectores de fumaça, temperatura, acionadores manuais, equipamentos cabeados e sem cabo, e com certificações UL e FM. Só pelo fato de não precisar de uma nova central de incêndio, podendo utilizar a mesma de intrusão, também certificada (UL por exemplo), há uma enorme otimização de custos, sem contar com as horas de mão de obra e o todo o cabeamento poupado. Além disso, permite a gestão unificada em um só sistema, tornando a tomada de decisões muito mais ágil e segura. É importante ressaltar que a norma NFPA exige que apenas estabelecimentos com mais de 750 m2 possuam uma central de alarme e detecção de incêndio dedicada. Ou seja, para todos os pequenos e médios comércios, a melhor opção é utilizar sistemas de intrusão de forma integrada.

O que o mercado oferece?

Há fabricantes renomados no mundo todo com soluções que vão desde do pequeno projeto ao grande.

Na Bosch (multinacional Alemã, fundada em 1886), por exemplo, a integração com o CFTV é direta via cabo de rede IP com as câmeras Bosch. Podendo integrar até 16 câmeras IP Bosch (no painel B9512G), esta se torna um dispositivo de alarme de intrusão. Todos os alarmes de EVA da câmera podem se tornar uma zona do painel. A partir de um trigger no alarme gerado pelo EVA da câmera, o painel gerencia esse evento comunicando com o monitoramento via GPRS via IP ou até mandando SMS ou e-mail. É possível configurar até 8 alarmes de EVA por câmera.

Para mais detalhes da integração do painel de intrusão Bosch assista o nosso Medseg Quick:

https://youtu.be/7ca0kAYZjk4

Outro fabricante que surgira um ano antes, em 1885, a JCI, incorporou a marca DSC, referência em segurança eletrônica. A linha PowerSeries Neo conta com a flexibilidade de um sistema modular, conectado via cabos, aliada à simplicidade de um amplo conjunto de dispositivos e periféricos sem fio, o que resulta em um sistema híbrido altamente abrangente e versátil, adequado para aplicações de todos os portes, de residências a grandes corporações.

Utilizando a tecnologia de comunicação sem fio bidirecional PowerG, a revolucionária tecnologia PowerSeries Neo é o centro de uma linha de recursos sem precedente, criada para reduzir os custos operacionais dos profissionais e garantir definitivamente a tranquilidade dos usuários finais.

Quatro centrais de alarme capazes de cobrir de 16 a 128 zonas garantem ao PowerSeries Neo um núcleo confiável para atender a diversas instalações de sistemas de segurança.

Essas centrais se integram de maneira simplificada a uma grande variedade de dispositivos e periféricos compatíveis com PowerG que foram pensados e desenvolvidos para facilitar a instalação e melhorar a experiência do usuário.

Graças ao seu modelo modular, o PowerSeries Neo pode ser complementado por soluções de software exclusivas que o tornam um sistema de segurança diferenciado.

Para mais detalhes da Power Seres NEO, assista o nosso Medseg Quick:

https://youtu.be/QVDEKcP6B4Y

Os benefícios são diversos ao integrar todos estes recursos em uma só central de alarme de intrusão. Seja Incêndio, CFTV, Acesso ou Automação, um painel que possibilita uma flexibilidade de recursos, entrega muito mais do que segurança. Ela entrega economia de custos, economia de horas trabalhadas, agilidade no processo, e muito mais. Tudo isso, visando um sistema mais seguro e certificado.

Leave A Reply

X
× Fale Conosco